Como é feita a Cirurgia de Hérnia
Postado em: 27/10/2023
A Cirurgia de Hérnia em um hospital dia é feita com técnicas minimamente invasivas, contando com uma série de benefícios para o paciente. A indicação desse tipo de técnica depende de alguns fatores particulares, devendo atender às necessidades individuais.
Hoje vamos conversar sobre quando essa cirurgia pode ser indicada, além de comentar detalhes sobre a escolha de um bom centro cirúrgico. Continue a leitura para saber mais!
Quando a cirurgia de hérnia pode ser indicada?
A cirurgia de hérnia é indicada em diversas situações, geralmente quando ocorrem sintomas significativos ou complicações. Uma hérnia ocorre quando um órgão ou tecido se projeta através de uma abertura ou fraqueza na parede muscular que normalmente o contém.
As hérnias mais comuns são as inguinais (na região da virilha), as umbilicais (na região do umbigo) e as incisionais (que surgem em cicatrizes de cirurgias anteriores). A cirurgia pode ser indicada quando os sintomas incluem dor persistente, desconforto, inchaço ou quando a hérnia fica presa (encarcerada) ou estrangulada. Nestes casos, a cirurgia é necessária para reposicionar o órgão ou tecido e reparar a parede muscular enfraquecida.
A hérnia estrangulada é uma emergência médica que requer cirurgia imediata devido à redução do suprimento sanguíneo ao tecido herniado, o que pode levar à morte do tecido.
Em alguns casos, a cirurgia de hérnia também pode ser recomendada mesmo na ausência de sintomas significativos, especialmente se a hérnia for grande ou se o paciente tiver outros fatores de risco. A decisão de realizar a cirurgia deve ser feita em consulta com um cirurgião, levando em consideração a situação clínica individual do paciente.
Quais técnicas podem ser oferecidas em um Hospital Dia para a cirurgia de hérnia?
A indicação da técnica para uma cirurgia de hérnia deve ser feita de acordo com:
- as condições de saúde gerais do paciente;
- o tamanho e a localização da hérnia;
- outras particularidades de cada caso.
Existem opções minimamente invasivas e opções abertas (tradicionais), sendo que as primeiras podem ser encontradas em um hospital dia, enquanto as segundas exigem um hospital tradicional.
As cirurgias de hérnia realizadas em um hospital dia, também conhecidas como procedimentos ambulatoriais, são projetadas para permitir que os pacientes voltem para casa no mesmo, sem necessidade de internação hospitalar prolongada. Existem várias técnicas disponíveis para cirurgia de hérnia em hospital dia, sendo as mais comuns:
- Cirurgia de Hérnia Laparoscópica: Neste procedimento minimamente invasivo, pequenas incisões são feitas e um laparoscópio é inserido para guiar a cirurgia. Telas ou malhas podem ser usadas para reforçar a área enfraquecida;
- Técnicas sem tela: Em alguns casos, cirurgiões podem optar por reparar a hérnia sem o uso de uma tela ou malha, usando suturas para fortalecer a parede muscular. Em um hospital dia, esses métodos também são feitas por meio de técnicas minimamente invasivas.
A “Cirurgia de Hérnia” em hospital dia oferece uma recuperação mais rápida e menos tempo de internação, tornando-a uma opção conveniente para muitos pacientes. É importante escolher uma instituição com boa estrutura, profissionais capacitados e equipe acolhedora, para que você tenha uma forma de bem-estar desde as consultas iniciais até o acompanhamento pós-operatório.
Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o assunto! Entre em contato e agende um horário para conhecer a RMS. Vai ser um prazer te receber!
Leia também: