HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda à sexta das 7 às 18h

O que é Retirada de Corpo Estranho Subcutâneo?

Postado em: 05/05/2024

Você já ouviu falar na Retirada de Corpo Estranho Subcutâneo? Esse é um procedimento necessário em algumas situações quando nos machucamos, para evitar inflamações e infecções.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre essa cirurgia e quando ela é indicada. Tenha uma boa leitura!

O que é Retirada de Corpo Estranho Subcutâneo?

O que é um corpo estranho subcutâneo?

É comum que a nossa pele seja lesionada ou perfurada por corpos estranhos. Uma farpa pode entrar em nosso dedo enquanto instalamos um móvel, um espinho pode entrar no nosso pé ao caminhar ou podemos nos machucar com cacos de vidro quando quebramos um copo, por exemplo.

Esses corpos podem se instalar na área mais superficial (epiderme), na camada intermediária (derme) ou nas regiões mais profundas da pele (os tecidos subcutâneos). Dependendo do nível da perfuração, até mesmo os nervos e ossos podem ser afetados.

Quais são os riscos da presença de corpos subcutâneos?

 Mesmo quando não prejudicam os ossos e nervos, os corpos estranhos na pele podem causar complicações. O organismo reage a tais invasões e, quando não consegue eliminar o agente invasor, ocorrem inflamações e pode haver o acúmulo de fungos e bactérias.

Se a questão não for tratada corretamente, podem surgir doenças como a erisipela, o tétano e outros problemas que, inclusive, podem levar à perda do membro. As complicações podem se iniciar com alguns sintomas, como:

  • dor latente na região;
  • sangramento e secreções;
  • febre.

Se a inflamação persistir por mais de 48 horas, é indicado buscar a ajuda de um profissional.

Como fazer a retirada de corpo estranho subcutâneo?

Muitas pessoas tentam fazer a RETIRADA DE CORPO ESTRANHO SUBCUTÂNEOpor conta própria, mas é importante levar alguns riscos em consideração. Quando a gente se encontra nas camadas mais superficiais da pele, fica mais fácil retirá-lo em casa, mas é preciso utilizar materiais esterilizados e cuidar para não ficar nenhum resquício do corpo estranho no organismo.

Ações como espremer o local podem fazer o corpo se partir e manter alguma parte debaixo da pele. Além disso, mesmo realizando a remoção em casa, é importante procurar um profissional para evitar infecções e confirmar que não existem maiores riscos.

 Os médicos podem recomendar a utilização de antiinflamatórios e antibióticos para os quadros de inflamação. Quando a lesão é mais profunda, é recomendado um pequeno procedimento cirúrgico para a retirada de corpo estranho subcutâneo.

O procedimento é feito com a aplicação de anestesia local. O agente é retirado por uma pequena incisão ou pelo orifício da própria ferida, com o uso de uma pinça ou bisturi. 

Agora você já sabe como funciona e qual a importância da retirada de corpo estranho subcutâneo, estando mais preparado para caso alguém venha a se machucar. É um processo rápido e descomplicado, mas é importante contar com o apoio de um médico de confiança.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Se precisar fazer o procedimento de retirada de corpos estranhos, você pode contar com os profissionais do RMS que também atendem no Emunah Instituto de Medicina.

Leia também:

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.