Tratamento Cirúrgico de Dedo em Martelo
Postado em: 12/12/2022
As lesões nos dedos das mãos podem ser muito frequentes, afetando seus ossos, seus nervos ou sua musculatura. Para exemplificar uma dessas situações, hoje vamos falar sobre o Tratamento Cirúrgico de Dedo em Martelo.
Continue sua leitura e saiba quando essa operação é necessária. Vamos lá?
O que é o dedo em martelo?
O dedo em martelo é uma lesão em que a ponta do dedo fica dobrada, de modo que a pessoa não consegue esticá-la sem ter que ficar segurando com a outra mão. O problema é causado por uma lesão no mecanismo extensor do dedo, que pode ser provocada por uma fratura ou pela ruptura do tendão.
O ferimento nem sempre é acompanhado de dor, mas o local pode ficar vermelho e a mobilidade fica comprometida. O tratamento pode ser cirúrgico ou conservador, como você descobrirá mais a frente.
O que causa a condição do dedo em martelo?
Antes de falarmos sobre o tratamento cirúrgico de dedo em martelo, porém, vamos explicar melhor as circunstâncias em que ele pode surgir. Um dos contextos mais comuns é a prática de esportes com bolas, quando o indivíduo agarra a bola de forma inadequada ou leva uma pancada na mão, por exemplo.
Os cistos sinoviais e as doenças reumatológicas também podem levar a essa característica, exigindo o tratamento e o acompanhamento dessas questões. As pessoas também podem sofrer pequenos acidentes nas atividades normais do dia a dia, ao amarrar o sapato ou mesmo ao utilizar uma ferramenta cortante.
O dedo em martelo também pode surgir de forma espontânea. Seja qual for sua origem, porém, é importante fazer uma radiografia para entender as características da lesão.
Como é o tratamento conservador e o tratamento cirúrgico de dedo em martelo?
O tratamento conservador é recomendado para os casos onde houve um pequeno deslocamento, sem afetar tanto a estrutura do dedo. É colocada uma tala por cerca de seis semanas, que não deve ser retirada sem a aprovação do médico.
O paciente fica com o dedo imobilizado durante 24 horas por dia, podendo usar uma tipoia para facilitar o apoio da mão. Depois desse período, a tala passa a ser necessária somente durante a noite, devendo ser utilizada por mais quatro a seis semanas.
O “TRATAMENTO CIRÚRGICO DE DEDO EM MARTELO” é indicado para os casos mais graves, em que ocorreu uma fratura maior ou maior prejuízo da estrutura. A cirurgia consiste na sutura do tendão e na fixação do dedo com pinos ou fios, que são utilizados de forma temporária, para sustentar o dedo na posição reta até a consolidação óssea.
Depois da cirurgia, também é necessário o uso de uma tala e a prática de fisioterapia para recuperar a mobilidade do dedo. Os outros dedos da mão podem se movimentar tranquilamente durante a recuperação.
Agora você já sabe como funciona o tratamento cirúrgico de dedo em martelo! Se sofreu essa lesão, não deixe de buscar a ajuda de um bom profissional.
Espero que o conteúdo de hoje tenha te ajudado. Não deixe de entrar em contato e marcar uma consulta com os profissionais do RMS, que também atendem no Emunah Instituto de Medicina.
Leia também: