Existe cirurgia para a tireoide?
Postado em: 23/01/2023
A cirurgia é o principal tratamento para quase todos os casos de nódulos e tumores de tireoide. Se o câncer de tireoide é diagnosticado por uma biópsia por agulha fina (PAAF), a cirurgia para remover o tumor ou a parte da glândula tireoide remanescente costuma ser recomendada.
Conheça os tipos de cirurgia para a tireoide:
Lobectomia ou tireoidectomia parcial: utilizada na remoção de apenas um lado da glândula. A porção restante da tireoide continua funcionando. Neste procedimento, não existe risco de formigamento — chamado de parestesia — pela não manipulação de todas as glândulas paratireoides. Permite melhor qualidade vocal, já que somente um nervo laríngeo (que inerva as cordas vocais) é manipulado.
É indicada para nódulos cancerígenos pequenos sem evidência de metástases cervicais, tumores benignos e bócio.
Tireoidectomia: cirurgia mais comum para a remoção da tireoide. Se toda a glândula é removida, é chamada de tireoidectomia total.
Para a execução da tireoidectomia, o cirurgião faz uma pequena incisão na região cervical do paciente, por onde consegue trabalhar para remover a tireoide. Na tireoidectomia endoscópica ou TOETVA, a incisão fica “escondida” na mucosa oral entre o lábio e os incisivos centrais, mesmo acesso utilizado na cirurgia robótica.
Além de aliviar os sintomas, as cirurgias de tireoide são muito eficazes nos tratamentos oncológicos.
Conheça os procedimentos cirúrgicos realizados na RMS Espaços Cirúrgicos!