Saiba como o Centro Cirúrgico é um aliado no cuidado com o paciente
Postado em: 05/05/2024
O Centro Cirúrgico é muito mais que um local com salas adaptadas para cirurgias. Ele é todo pensado para garantir a segurança de seus pacientes, exigindo cuidados e condutas específicas.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre a estrutura desse espaço e sua organização, compreendendo como ele é um importante aliado, seja qual for o procedimento a ser feito. Tenha uma boa leitura!
O que é um centro cirúrgico?
O centro cirúrgico é um local utilizado especificamente para a realização de cirurgias, acolhendo o paciente minutos antes da intervenção e protegendo-o até que se recupere do efeito da anestesia. As características mais específicas de cada centro dependem do tipo de procedimentos que ele permite.
Alguns hospitais fazem tanto cirurgias tradicionais (de maior complexidade) quanto operações minimamente invasivas (que são mais vantajosas para os pacientes, mas exige uma tecnologia mais atualizada). Em um hospital dia, que trabalha com intervenções de baixa e média complexidade, o centro cirúrgico não deixa de ter um papel fundamental.
Esse local oferece a estrutura necessária para o cuidado do paciente no momento mais vulnerável de seu tratamento: a intervenção cirúrgica. Ele deve ter uma série de protocolos e orientações, para garantir o bem-estar e a segurança dos indivíduos.
Quais são os componentes de um centro cirúrgico?
O centro cirúrgico, de uma forma geral, é composto por-
- Centros de Materiais e Esterilização (CME), onde se guardam os materiais e eles são esterilizados antes de um procedimento;
- blocos cirúrgicos, onde as operações são realizadas;
- Salas de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA), onde o paciente é mantido até se recuperar do efeito da anestesia.
Como o centro cirúrgico é um aliado nos cuidados com o paciente?
Agora que você já conhece melhor a estrutura de um centro cirúrgico e a sua importância de um modo geral, vamos nos aprofundar nas suas contribuições para a saúde do paciente. Vale lembrar que mesmo os procedimentos minimamente invasivos também são cuidados sérios e exigem compromisso, seriedade e responsabilidade da equipe médica.
Diante desse cenário, o centro cirúrgico conta com:
Profissionais preparados
Os cirurgiões devem ter a formação adequada e a capacitação técnica para realizar cada procedimento. Eles devem atuar com ética, respeito e qualificação, se dedicando totalmente a cada indivíduo que chega até o centro.
Trabalho multidisciplinar
A cirurgia é um trabalho em conjunto de vários profissionais, incluindo o cirurgião e seus auxiliares, o anestesista, o maqueiro e os auxiliares de serviços gerais. Essa equipe deve ter uma boa sintonia e integração, compartilhando seus conhecimentos e os utilizando a favor do paciente.
Não adianta que um profissional seja bom por si só. A cirurgia pede uma boa comunicação e o trabalho realmente interdisciplinar.
Segurança e higienização
O centro cirúrgico deve fazer um excelente controle de infecções, já que os pacientes ficam expostos em um estado mais vulnerável. Para controlar esses riscos, é que existem as áreas restritas e semi restritas, assim como as roupas especiais e os equipamentos de proteção dos profissionais.
A higienização, por sua vez, também é muito cuidadosa. São utilizados os produtos adequados — como soluções para desinfecção — e materiais como kits descartáveis, prevenindo o contato com vírus e bactérias.
Agora você já sabe como o centro cirúrgico é um importante aliado nos cuidados com o paciente! O principal é contar com um hospital de qualidade, que coloque a sua saúde e segurança em primeiro lugar.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Para conhecer nosso hospital ou marcar sua consulta com nossos profissionais, não deixe de entrar em contato! Será um prazer te receber no RMS.
Leia também: