HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda à sexta das 7 às 18h

Como é feita a internação em hospital dia?

A internação em um hospital dia é uma alternativa prática para diferentes situações, quando o paciente precisa de alguma assistência, mas não demanda uma intervenção prolongada.

No conteúdo de hoje você vai entender como funciona esse serviço e o que é necessário para fazer a internação. Tenha uma boa leitura!

Como é feita a internação em hospital dia?

O que é um hospital dia?

O hospital dia é uma instituição que oferece diferentes tipos de acompanhamento e de procedimentos médicos, de modo que os pacientes só podem permanecer no local por, no máximo, 12 horas diárias.

As internações são programadas, portanto, com base nesse limite de tempo, não podendo ser realizados tratamentos ou procedimentos cirúrgicos que demandem um maior período de observação.

O hospital dia é uma alternativa intermediária entre o atendimento ambulatorial e a internação hospitalar tradicional. Ele é totalmente planejado para que os serviços sejam rápidos e eficientes, contando com profissionais bem preparados e um espaço acessível e com boa sinalização.

Os pacientes contam com uma equipe multidisciplinar e com apoio, inclusive, para os seus familiares. Eles podem levar um acompanhante para permanecer ao seu lado ao longo de toda a internação.

Como funciona a internação no hospital dia?

Esse hospital realiza internações com apenas um dia de duração — ou permite que o indivíduo retorne periodicamente para passar o dia na instituição.

A necessidade de voltar ao hospital será definida pelo tipo de acompanhamento que está sendo realizado, sendo um fator recorrente para os tratamentos psiquiátricos ou de dependentes químicos, por exemplo.

Para iniciar a sua internação, é necessário cumprir com alguns procedimentos, como:

  • preencher a ficha com suas informações, incluindo cópias de documentos com foto ou de RG;
  • disponibilizar a cópia dos documentos dos pais ou responsáveis (para pacientes menores de idade);
  • disponibilizar a carteirinha do convênio, se houver;
  • disponibilizar a solicitação do procedimento ou do acompanhamento médico, contando com a assinatura e com o CRM do profissional responsável;
  • disponibilizar a senha de autorização e os termos de consentimento aplicáveis.

É importante ter seus exames prévios a mão e levar sempre os documentos de identificação do acompanhante. Não deixe de chegar no horário agendado para o seu procedimento, contribuindo para manter a organização do hospital.

Quando é recomendada a internação em um hospital dia?

A internação em um hospital dia pode ser recomendada para diversas situações, desde cirurgias de pequenos traumas físicos até tratamentos de questões emocionais. Existem diferentes modalidades dessa instituição — como hospitais dia psiquiátricos ou focados em cirurgias gerais, por exemplo —, então você deve buscar a ideal para as suas demandas.

Um paciente que recebeu alta da internação tradicional em uma clínica para a dependência química, por exemplo, pode continuar seu tratamento frequentando um hospital dia.

São oferecidos vários tipos de atividades e serviços conforme as necessidades de cada um, incluindo consultas com clínicos gerais, consultas com várias especialidades médicas, psicoterapia em grupo ou individual, fisioterapia e terapia ocupacional, entre outros.

A internação em um hospital dia traz mais conforto e praticidade para o paciente, já que ele pode voltar para casa e retornar à instituição, se necessário. Se você ficou com alguma dúvida sobre esse tipo de atendimento, não deixe de entrar em contato conosco para conversar!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.