Como funciona um hospital dia?
Postado em: 29/08/2022
Um hospital dia é uma instituição focada na otimização dos atendimentos, que se diferencia pela estrutura de seu ambiente e pela forma de organização. O objetivo é a promoção de um tratamento eficáz e acolhedor, que ao mesmo tempo tenha agilidade e um bom fluxo de pacientes.
Essa modalidade vem se tornando cada vez mais conhecida devido às vantagens que apresenta aos usuários e à administração, contemplando vários aspectos divergentes em relação a uma instituição comum. Separamos alguns dos pontos fundamentais sobre o funcionamento deste local. Continue sua leitura e saiba mais!
Como o hospital dia lida com agendamentos e internações?
O hospital dia não realiza atendimentos de urgência nem serviços de internação. Todas as consultas devem ser agendadas com antecedência e o tempo máximo para ficar no local é de até 12 horas consecutivas, quando o paciente precisa de observação. O hospital não funciona durante a noite e se destina apenas aos casos de baixa e média complexidade, que conseguem ser tratados com qualidade dentro dessas condições. O indivíduo pode ser acompanhado pela família durante toda a experiência no local, o que o deixa ainda mais seguro e confiante.
Como são os serviços oferecidos?
O hospital dia oferece atendimentos em várias modalidades, contando com profissionais como cardiologistas, ginecologistas, oftalmologistas, dermatologistas, cirurgiões gerais e dentistas. No começo a instituição era focada no atendimento psiquiátrico, oncológico e geriátrico, mas hoje vem se ampliando para o restante da população.
São realizados tratamentos e diagnósticos com prioridade para as técnicas minimamente invasivas, que têm a recuperação mais fácil e são mais confortáveis para os indivíduos. Para realizar esses procedimentos o hospital conta com recursos inovadores e atualizados em cada área de atuação.
Como funciona a estrutura do hospital?
O hospital dia conta com uma estrutura bem organizada e com boa sinalização, com placas indicando cada local e acessibilidade para as pessoas com deficiência (ou com dificuldade de locomoção). A ideia é otimizar a circulação no espaço e, assim, contribuir para um serviço ainda melhor, com mais agilidade e sem aglomeração. Os ambientes também são limpos ao final de cada turno para manter os serviços seguros e o mais agradáveis possível.
Quais são os valores de um hospital dia?
O hospital dia valoriza um serviço mais eficaz, com o tempo bem aproveitado e atendimentos humanizados. Não se trata de pressa no cuidado, mas de com que tudo flua da melhor forma possível para o bem-estar dos pacientes e a economia da instituição. É importante contar com uma equipe qualificada, que se adeque a esse ritmo de trabalho e tenha uma visão acolhedora e empática de cada indivíduo tratado.
Como você pode perceber, o hospital dia é uma instituição que conta com um planejamento detalhado e muita organização. A sua popularização é importante, inclusive, para a desobstrução das demais instituições, que poderiam passar a cuidar dos casos de alta complexidade com maior disponibilidade e atenção.
Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o hospital dia! Se ficou com alguma dúvida sobre essa instituição, não deixe de entrar em contato!